BANDEIRA REALIZA MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

BANDEIRA REALIZA MAIS UMA AUDIÊNCIA  PÚBLICA PARA AP...

A Prefeitura Municipal de Bandeira, realizou na última semana uma audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PMGIRS. Aproveitando o momento, foi realizada também uma homenagem ao dia do diretor escolar.

O PMGIRS é um instrumento de planejamento que visa nortear os municípios a se ajustarem ao cumprimento das obrigações previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10). No ponto de vista econômico, a elaboração do PMGIRS é uma condição necessária para que os municípios tenham acesso aos recursos da União (do governo), destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Sob o aspecto ambiental, o plano delimita cenários que ajudam na compreensão dos tipos de resíduos sólidos gerados, como são tratados naquele momento e as estratégias e ações para adequar os processos de maneira eficaz. Outro aspecto relevante que embasa a necessidade do PMGIRS é o apoio à inclusão produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, priorizando a participação de cooperativas ou de outras formas de associação destes trabalhadores.

O objetivo do plano em Bandeira se traduz em entregar à sociedade a operação de um sistema de gestão integrado, permanente, eficiente e com desempenho mensurado. Visando sempre as melhorias para a qualidade de vida da sociedade e a integração de soluções para toda a nossa população.